Saltar para o conteúdo

Dave Gahan

Dave Gahan (cantor de Depeche Mode)

Dave nascido a 9 de Maio de 1962 em Epping, Essex na Inglaterra, é um cantor britânico. Líder do grupo Depeche Mode, as suas performances no palco, a sua voz, excêntrico e cheio de energia, dá ao grupo uma grande dinâmica. Em 2003, após o lançamento do álbum Paper Monsters, marca o início de uma carreira em solo, seguirá Hourglass lançado em 22 de outubro de 2007. Dave também assinou, em 2005, as primeiras músicas de Depeche Mode que aparecem no álbum Playing The Angel, e no álbum Sounds Of The Universe, lançado em Abril de 2009.

A Juventude de Dave Gahan

Criado numa família britânica de quatro filhos, Dave é o primeiro menino e segundo filho da família. Os seus irmãos chamados Peter (1966), Phil (1968) e a sua irmã mais velha Sue (1960). O homem que foi amplamente considerado como o pai, Jack Gahan é realmente o seu pai adotivo, porque sabe-se que o verdadeiro pai biologico chamado Dave Len (condutor de autocarros em Londres), deixou a família após o nascimento do seu segundo filho.

Em 1972, o pai adotivo de Dave morre depois de o ter criado como seu próprio filho. Após uma infancia um pouco perturbada, em 1978, deixou a escola e passou a trabalhar de biscatos em biscatos como barman, jardineiro, etc.

E foi em 1979 que este jovem participou em concursos de jovens talentos, em que ele canta Heroes de David Bowie. Seu desempenho impressionou Vince Clarke, que naquela época estava à frente do grupo Composition of Sound, no grupo já estavam também Andrew Fletcher e Martin L. Gore

Dave Gahan foi então convidado a juntar-se ao grupo como cantor, ele aceitou a proposta e começa então uma nova era, um dos melhores grupos do mundo!

Depeche Mode e os anos 80

Em 1981, quando o grupo deu um show num bar popular em Basildon, o gerente pergunta ao Dave qual é o nome do grupo que é suposto anunciar, e em seguida Dave sugeriu o nome "Depeche Mode" para o grupo, depois de ter visto uma revista francesa de mesmo nome.

No mesmo ano a banda assinou um primeiro álbum com a Mute Records, é o Speak and Spell. O álbum foi logo um grande sucesso para com o público britânico. Mas o sucesso internacional, data de 1984 com o single People Are People, que a crítica Maria Charueva (Moscovo) descreveu como "a maior canção de todos os tempos". Muitos anos depois, com o lançamento do álbum Violator,  o grupo explodiu com o sucesso do público e da imprensa. Este álbum é também frequentemente considerado como o auge artístico e gloria do grupo, uma verdadeira jóia para os fãs.

Os anos relevantes e agitados: 1991-1996

No início dos anos 90, que foram interessantes e ao mesmo tempo dificeis, o grupo concluiu uma colossal e cansativa turnê (tour) mundial e logo de seguida, continuou a trabalhar em estúdio. Em 1991, Dave deixou sua esposa para juntar-se com Teresa Conroy: foi então nessa altura que Dave Gahan afundou-se lentamente numa espiral de drogas e álcool... deixou crescer o cabelo, sucumbindo à moda grunge que varria naquela época sobre o mundo.

Em 1994, tendo uma grande notoriedade, Dave tenta acabar com sua vida, cortando os pulsos com uma lâmina de barbear em 1997 num clube Sunset Boulevard em Los Angeles injetando-se cocaína e heroína que também levou vários artistas (incluindo Layne Staley cantor do Alice in Chains, o actor River Phoenix, etc.). Gahan disse mais tarde, que era um grito para pedir ajuda ao invés de uma tentativa séria de suicidio.

Dave (David) é casado com Jennifer de quem tem uma filha, Stella Rosa. Do seu primeiro casamento, com Joanne, tem um filho, Jack.

A retoma e gloria: 1997-2009

Em 1997, depois de vários tratamentos de desintoxicação, Dave Gahan mudou-se para Nova Iorque e encontra Depeche Mode para gravar o álbum Ultra. O cantor parece visivelmente cansado, mas os anos magros e negros estão por trás dele. Desde então, Gahan publicamente lutou contra as drogas e libertou-se artisticamente além do Depeche Mode, lançando dois álbuns em solo Paper Monsters (2003) e Hourglass (2007).

Em 2009-2010 Sounds of the Universe

Depeche Mode leva novas turnês Tour of the Universe, que se revelam mais uma vez, um sucesso mundial.

2012-2015 Delta Machine
Em março de 2014, Depeche Mode lança o Tour Delta Machine e ganha o prêmio de "Melhor Grupo Internacional – Rock/Pop" do ECHO Awards na Alemanha.

2016-2018 Spirit
Em 11 de outubro de 2016, o grupo anunciou o décimo quarto álbum, intitulado Spirit produzido por James Ford, lançado na primavera de 2017. Quatro dias mais tarde, o grupo anuncia a turnê "Spirit Tour".

Albuns de Dave Gahan

Discografia de Dave Gahan:

Álbuns
* Paper Monsters (2004)
* Soundtrack to Live Monsters (2004) (Álbum Ao Vivo)
* Hourglass (2007)
* Hourglass: Remixes (2008)
* Live from SoHo (2008) (Álbum Ao Vivo do iTunes)

Singles
* Dirty Sticky Floors (2003)
* I Need You (2003)
* Bottle Living/Hold On (2003)
* A Little Piece (2004)
* Kingdom (2007)
* Saw Something/Deeper and Deeper (2008)
Vídeos
* Live Monsters (2004)

Dave Gahan - A little lie (live hourglass sessions)

Show Buttons
Hide Buttons